Na noite de terça-feira (23), em um evento marcado pela expressiva presença de lideranças políticas e apoiadores, o casal formado pelo ex-governador de Mato Grosso, Mauro Mendes (União Brasil), e pela ex-primeira-dama Virginia Mendes (União Brasil), oficializaram suas pré-candidaturas para as eleições 2026.
Mauro Mendes deu o pontapé inicial à sua pré-candidatura ao Senado Federal, enquanto Virginia Mendes confirmou sua intenção de disputar uma vaga na Câmara dos Deputados, concorrendo ao cargo de deputada federal.
O ato político foi um dos mais concorridos já realizados pelo União Brasil em Mato Grosso, reunindo uma verdadeira constelação de autoridades estaduais, municipais e lideranças partidárias.
Relacionar todos os nomes que prestigiaram o evento seria praticamente impossível. Entretanto, destacamos algumas das principais autoridades presentes: Mauro Mendes e Virginia Mendes; o governador do Estado, Otaviano Pivetta (Republicanos); o presidente da Assembleia Legislativa de Mato Grosso, Max Russi (Podemos); o ex-senador Cidinho Santos; os deputados estaduais Nininho (Republicanos), Valmir Moretto (Republicanos), Paulo Araújo (PP) e Marcelo Padeiro; além, do ex-secretário estadual de Educação, Alan Porto, considerado um dos mais próximos colaboradores da atual gestão.
O evento contou ainda com a participação de dezenas de prefeitos e lideranças de diversas regiões do estado.
Durante seu pronunciamento, o governador Otaviano Pivetta relembrou sua trajetória política ao lado de Mauro Mendes.
“Mauro, estou feliz por ter ajudado, junto com você, a escrever páginas importantes da história de Mato Grosso. Estou muito feliz em vê-lo disposto a continuar servindo ao povo. Sempre acreditei na política como instrumento de transformação da sociedade. Fui prefeito no mesmo período em que você administrava Cuiabá. Nos unimos em 2010 na primeira tentativa de chegarmos ao Governo do Estado. Naquele momento não fomos compreendidos pela maioria da população, que tomou outra decisão, e passamos por um período de oito anos de frustrações”, afirmou.
Antes de iniciar sua fala, Virginia Mendes foi recepcionada ao som da música “Monte Castelo”, da banda Legião Urbana, cuja mensagem central é o amor. Um dos trechos mais conhecidos da canção destaca: “Ainda que eu falasse a língua dos homens e falasse a língua dos anjos, sem amor eu nada seria”.
Em seu discurso, Virginia revelou detalhes emocionantes de sua trajetória pessoal.
“Agradeço a todos. Durante muito tempo os jornalistas me perguntaram quando eu confirmaria minha candidatura. Demorei a responder porque precisava de uma confirmação de Deus. Sempre atuei como voluntária e confesso que disputar um cargo eletivo era algo que me assustava. Mas hoje estou preparada e com coragem para assumir esse desafio”, declarou.
A pré-candidata destacou ainda os projetos sociais desenvolvidos ao longo dos últimos anos.
“O Ser Família é um projeto dos meus sonhos. Entregar moradias para quem precisa é uma realização enorme. Transformar vidas é algo que me motiva diariamente”, ressaltou.
Em outro momento, Virginia compartilhou uma história pouco conhecida do público. Antes de se tornar esposa de Mauro Mendes, ainda jovem, aos 13 anos, foi adotada por uma família e viveu uma infância marcada por muitas restrições.
Na época, residia em Rio da Casca e, segundo relatou, passava grande parte do tempo dentro de casa. Em uma das raras oportunidades de sair, conheceu Mauro Mendes, que era alguns anos mais velho. O contato, entretanto, ficou restrito a uma breve conversa.
O reencontro aconteceu cerca de oito anos depois, quando Virginia trabalhava no Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (Crea). Naquele momento, ambos mantinham outros relacionamentos. Com o passar do tempo, iniciaram uma história de amor que resultou na formação de uma família com três filhos.
Virginia também relembrou um dos momentos mais difíceis de sua vida: o diagnóstico de uma grave doença renal que exigiu transplante.
“Deus foi tão maravilhoso que o Mauro foi compatível para a doação. Se já é difícil encontrar compatibilidade entre parentes, imagine entre marido e esposa. O médico me disse que eu era abençoada. Houve complicações durante o processo, precisei passar por outros procedimentos e aguardar um mês para realizar o transplante. Mas, graças a Deus, tudo deu certo”, relatou emocionada.
Encerrando os pronunciamentos da noite, Mauro Mendes destacou os avanços alcançados por Mato Grosso durante os sete anos e três meses de sua gestão.
“Iniciamos o maior programa de investimentos da história do Estado. Tenho a honra, ao lado de tantas pessoas que caminharam conosco, de ter contribuído para um período de prosperidade. Não são apenas pontes e estradas que construímos, mas oportunidades para melhorar a vida das pessoas. Foram mais de sete mil quilômetros de asfalto. Quantas crianças terão acesso facilitado às escolas. Quantas vidas serão salvas porque uma ambulância conseguirá chegar mais rapidamente a um hospital”, afirmou.
O pré-candidato ao Senado também destacou os investimentos em educação e saúde.
“Quando fui candidato a prefeito de Cuiabá, em 2012, afirmei que as escolas públicas deveriam ter a mesma qualidade daquelas que eu tive condições de oferecer aos meus filhos. Hoje, temos dezenas de escolas modernas e bem equipadas, muitas delas comparáveis ou até superiores a instituições privadas. Também estamos entregando hospitais de excelência, como o Hospital Central e o Hospital Regional de Alta Floresta, que representam um novo padrão de qualidade para a saúde pública mato-grossense”, afirmou.
O evento marcou oficialmente o início da pré-campanha de Mauro Mendes e Virginia Mendes, reunindo lideranças políticas, gestores municipais e apoiadores em uma demonstração clara de força política do União Brasil em Mato Grosso.


.jpg)

