Neymar, Romário, Helena: futebol e novela influenciam nomes no Brasil 

PUBLICIDADE

neymar,-romario,-helena:-futebol-e-novela-influenciam-nomes-no-brasil 


Logo Agência Brasil

A ferramenta Nomes no Brasil, divulgada nesta terça-feira (4) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), permite identificar quais foram os nomes mais populares no país em cada década. O instituto destaca que os dois maiores responsáveis pelos “nomes da moda” no Brasil são as telenovelas e o futebol. 

>> Confira nomes e sobrenomes mais comuns no país, segundo o IBGE

Notícias relacionadas:

O site conta com uma seção de curiosidades que destaca, dentre outras informações, a popularidade do nome Helena, que foi usado por diversas protagonistas de novela. São 366 mil Helenas no Brasil, com um crescimento significativo a partir de 2000-2009. 

“Atualmente, a Grécia é também chamada de República Helênica, uma vez que os cidadãos gregos se identificavam por ‘helenos’. O termo ainda derivou a expressão ‘cultura helênica’, referente a um período de grande influência da civilização grega antiga. No Brasil, Helena ficou conhecida por ser o nome das protagonistas das novelas escritas pelo autor Manoel Carlos”, explica o site.  

O levantamento destaca que jogadores de futebol também têm grande influência nos registros de nomes dos bebês. Rivelino, nome do ídolo da Seleção campeã de 1970, teve seu auge nesse período – 69% dos Rivelinos foram registrados nessa década. Da mesma forma, Romário teve 69% dos registros na década de 1990, enquanto o nome Neymar começou a se popularizar na década de 2010.  

A página traz ainda explicações sobre a origem dos nomes e dos sobrenomes, além de um ranking com os mais populares de cada década. Também é possível consultar um mapa com os nomes mais populares de cada país.  

Nomes do Brasil 

A ferramenta interativa permite consultar a ocorrência, período de nascimento, concentração geográfica e idade mediana de pessoas com determinados nomes e sobrenomes. O levantamento retrata a população brasileira em 1º de agosto de 2022, data base do Censo 2022. 

Mais recentes

Línguas de chicote: Líderes do Oasis já criticaram Blur, Coldplay, Beyoncé, Taylor Swift… relembre

Após cair bonito no samba de Jorge Aragão, Eliana Pittman volta ao jazz em álbum com sinfônica pop paulistana

Quilombolas preservam 92% da vegetação nativa na Amazônia

Selic alta afetou negativamente atividade econômica, dizem economistas

Panamenho José Kadir leva Botafogo à vitória no Brasileiro

IBGE revisa limites de Cerrado e Mata Atlântica entre Minas e SP

PUBLICIDADE

Rolar para cima