Lula decreta GLO em Belém para Cúpula dos Líderes e COP30

PUBLICIDADE

lula-decreta-glo-em-belem-para-cupula-dos-lideres-e-cop30

O presidente Lula decretou o uso das forças armadas em operações de GLO, Garantia da Lei e da Ordem, durante a Cúpula de Líderes e a COP30, a Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima, em Belém do Pará. A medida foi publicada no Diário Oficial da União desta segunda-feira (3) e vale entre os dias dois e 23 de novembro. 

O decreto atende a pedido do governador do Pará, Helder Barbalho. Segundo o Palácio do Planalto, a medida segue o mesmo procedimento adotado em outras operações de GLO, como na Cúpula do G20 e da reunião dos BRICS, no Rio de Janeiro.

As Forças Armadas vão atuar em coordenação com os órgãos de segurança pública federais e estaduais. Tudo para garantir a segurança das delegações, chefes de Estado, autoridades estrangeiras e representantes da sociedade civil. 

As ações buscam também preservar a ordem pública e a normalidade das atividades, além de reforçar o policiamento local. Além de Belém, os municípios de Altamira e Tucuruí também estão dentro da GLO, com ações voltadas à proteção de infraestruturas consideradas críticas. É o caso de usinas hidrelétricas, portos, aeroportos, estações de tratamento de água e vias de acesso. 

A expectativa é que 50 mil pessoas participem da COP30, a partir do dia 10. Cerca de 140 delegações estrangeiras, com mais de 50 chefes de Estado ou de Governo, vão participar do evento. Mas antes na próxima quinta (6) e sexta-feira (7) acontece a Cúpula do Clima, que vai reunir líderes de diversos países para discutir o enfrentamento da crise climática

1:42

Mais recentes

Línguas de chicote: Líderes do Oasis já criticaram Blur, Coldplay, Beyoncé, Taylor Swift… relembre

Após cair bonito no samba de Jorge Aragão, Eliana Pittman volta ao jazz em álbum com sinfônica pop paulistana

Quilombolas preservam 92% da vegetação nativa na Amazônia

Selic alta afetou negativamente atividade econômica, dizem economistas

Panamenho José Kadir leva Botafogo à vitória no Brasileiro

IBGE revisa limites de Cerrado e Mata Atlântica entre Minas e SP

PUBLICIDADE

Rolar para cima